05/07/12
Dicas para começar um jardim

Dicas para começar um jardim

Você sempre quis ter um jardim e não sabe por onde começar?

Em primeiro lugar é preciso saber quais são as luvas adequadas, diferentes tipos de ferramentas, vasos, mudas e sementes; se não houver planejamento, não vai adiantar nada.Não é preciso ser um especialista em botânica, mas é importante gostar de mexer com plantas e ter força de vontade.

Em segundo, definir o jardim em função dos gostos e moradores é bom para se ter uma ideia do que fazer, por exemplo, se a pessoa gosta de tomar sol, de ler, refrescar-se ao ar livre exige espreguiçadeiras, iluminação adequada, cadeiras confortáveis.

Pensando nesses elementos, rabisque em uma folha de papel onde ficaria melhor no ambiente em que será montado o jardim.

Optar por cercas vivas para esconder muros e construções é válido, além de tornar o espaço mais aconchegante, tira a poluição visual. Trepadeiras e treliças servem de suporte a espécies que têm flores, como ipomeias, jasmins e tumbérgias.

As frutíferas tais como jabuticabas, romãs e pitangas, e as floríferas aromáticas como magnólia e jasmim-manga, são ótimas para vasos ao redor de ambientes de estar. Elas atraem pássaros e perfumam o ambiente.

Se o espaço para o jardim for amplo, é possível ainda planejar um percurso ao longo do caminho, misturando espaços amplos e ensolarados, dá uma sensação de bem estar.

No paisagismo o que atrai são os sentidos: visão (formas e cores), paladar (frutas e chás), audição (canto dos pássaros), olfato(aromas de flores e folhas), e tato(texturas). Unir esses sentidos ajuda na escolha da vegetação adequada. Embaixo vão algumas dicas:

1° – Volumes e formas: árvores, palmeiras, arbustos, cercas vivas, herbáceas e forrações;

2° – Cores e texturas: flores das mais diversas cores, diferentes verdes das folhas, caules e raízes aéreas;

3° – Aromas: flores e folhas;

4° – Sabores: frutas, chás e temperos.

Uma vez definida a vegetação, é hora de buscar auxílio de técnicos em vegetação e assim tornar realidade esse sonho.

Deixe uma resposta